Arquivo | Uncategorized RSS for this section

Android – Erro de keytool x Fingerprint Google Maps

Pois bem, se você chegou até este post é sinal de que você já deve saber que para trabalhar com mapas do google em aplicativos Android é necessário gerar uma chave que vai identificar a sua solicitação de mapa pelo seu aplicativo.

Para gerar esta chave, é necessário realizar o seguinte comando. No windows, talvez seja necessário que você esteja dentro da pasta bin da sua instalação do Java.

keytool -list -alias androiddebugkey -keystore "<pasta_do_debug.keystore>" -storepass android -keypass android

No lugar de “<pasta_do_debug.keystore>”, coloque o endereço da pasta que possui o arquivo debug.keystore. Para localizar este arquivo, se você usa o eclipse, acesse o menu ‘Window’ > ‘Preferences’. Expanda o item ‘Android’ e em ‘Build’ copie o caminho especificado em ‘Default debug keystore’.

O que eu realmente quero falar, é que se você estiver usando o Windows em Português, você pode receber a seguinte mensagem de erro após tentar executar o comando acima:

erro de keytool: java.lang.IllegalArgumentException: unknown format type at

Este erro aconteceu aqui comigo, e no caso eu resolvi isto trocando ‘Formato’ e ‘Local’ em ‘Região e Idioma’ para Inglês (Estados Unidos).

Anúncios

Variáveis (JavaScript x PHP)

Pois é, pode parecer até gambi né mas às vezes nós precisamos pegar o valor de uma variável PHP e jogar para uma variável JavaScript e vice-versa.

Até que é simples, veja o primeiro exemplo de pegar uma variável PHP e jogar para JavaScript:

<?
//variavel php
$variavelPHP = 'Oliveiras CGI';
?>

 

<script>
//pegando a variável php e jogando numa variável javascript
var variavelJS = '<?=$variavelPHP?>';
alert(variavelJS);
</script>

Agora vamos fazer o contrário e escrever uma variável JavaScript através do nosso código PHP:

<script>
//criando variável JS
var variavelParaPHP= 'Elaine Cristina';
</script>

 

<?
//escrevendo a variável JS pelo PHP
echo "<script>document.write(variavelParaPHP);</script>"
?>

É uma bobeirinha, mas que muitos demoram a entender. Eu mesma quando estava começando a programar demorei um bocado para saber usar isso.

Confesso que utilizo mais a primeira opção, de passar uma variável PHP numa chamada JavaScript. Então fica aí disponível pra qualquer pessoa que estiver precisando de uma luzinha.

Espero que sirva pra alguém…rsrs

😉

Novidades

Puxa…quanto tempo sem postar…desde de fevereiro…
Como já é praticamente padrão nos blogs de TI, infelizmente andei realmente sem tempo para manter isso aqui atualizado.
O serviço no projeto tiseg.com veio bombando desde o início do ano, além dos preparativos para a minha empresa, a Oliveira’s CGI.

Coisa pra postar tem de monte, mas tá tudo só na cabeça…rsrsrs…. Vou organizar melhor o tempo afim de produzir novos artigos. O legal é que agora como estou tendo a oportunidade de desenvolver em C# também, provavelmente teremos artigos separados principalmente nestes dois grupos e talvez até coisas aplicáveis para ambos, como a utilização de alguns plugins, jquery, etc….

Enfim, este post é praticamente para avisar que ainda estou viva e que pretendo fazer disso aqui um blog ativo.

No mais, boa noite.
🙂

%d blogueiros gostam disto: